EE José Marcelino de Almeida
Histórico da Unidade Escolar
O Ginásio Estadual de Severínia nasceu como fruto da aspiração da gente da terra. De há muito tempo, a ausência de um estabelecimento de ensino secundário, em Severínia, era sentida pelos pais e pelas autoridades locais. Durante muitos anos, centenas de alunos, residentes em Severínia, deslocavam-se para as cidades vizinhas, como Olímpia e Monte Azul Paulista, a fim de frequentar o curso ginasial. Devido às despesas adicionais decorrentes que a situação exigia e das necessárias viagens, muitas famílias não se dispunham a matricular seus filhos no curso ginasial, conformando-se, por força das circunstâncias, a oferecer a seus filhos apenas a educação primária. Foi visando esse clima de marginalização educacional que um grupo de pessoas preocupadas com o bem estar da comunidade, tendo à frente o Sr. Jovelino José Lopes, resolveu iniciar a batalha para a conquista de um estabelecimento de ensino secundário que viesse preencher a lacuna existente no setor de educação do município. O resultado desse esforço apareceu no Diário Oficial do Estado em 28 de novembro de 1962, com a publicação de Lei n° 7.529, de 27 de novembro de 1962, criando o Ginásio Estadual de Severínia.
O Ginásio Estadual de Severínia foi instalado solenemente a 18 de maio de 1964. Iniciou suas atividades escolares, propriamente ditas, a 1° de junho de 1964, numa aula inaugural, ministrada pelo professor José Constantino Ferratto. Inicialmente foi autorizado a funcionar no mesmo prédio do Grupo Escolar “José Severino de Almeida”. No dia 29 de abril de 1973 foi solenemente entregue ao Diretor, Sr. Dimas Egydio dos Santos, o prédio especialmente construído para o Ginásio. No dia 14 de maio de 1973 iniciaram-se as atividades regulares do estabelecimento no novo prédio. Aos 07 de julho de 1981, conforme Decreto n° 17.302/81, o Ginásio Estadual de Severínia passa a denominar-se EEPSG “José Marcelino de Almeida”. Foi sugerida a homenagem por ter sido o primeiro prefeito da cidade de Severínia e tratar-se de uma pessoa muito humana. Aos 30 de outubro de 1981 realizou-se a solenidade de entronização do retrato do Patrono de Escola.
Em 1999, pelo Decreto nº 44.449, de 24/11/1999, passa a denominar-se EE José Marcelino de Almeida.
Atualmente, a Escola José Marcelino de Almeida é jurisdicionada à Diretoria de Ensino da região de Barretos / São Paulo, à Rua Silvestre de Lima, nº 475, Bairro Nogueira, Cep. 14783-282, no município de Barretos-SP.