Denão e Cacá participam do 59º Congresso Estadual de Municípios
Na noite desta terça-feira (7), deu-se a abertura do 59º Congresso Estadual de Municípios no Centro de Convenções Circuito das Águas Estância Hidromineral de Serra Negra (SP). Estão presentes, de Severínia, o presidente da Câmara, vereador Dênis Correia Moreira, o Denão, e o vereador Carlos Alberto Secchieri Júnior, o Cacá. Denão se encontrou com o vice-governador Márcio França (foto), aproveitando a ocasião para reivindicar ações para Severínia.
A mesa principal foi composta pelo vice-governador do Estado Márcio França, Itamar Borges – Deputado Estadual, Sebastião Misiara – presidente da UVESP, Marcos Monti – presidente da APM, Antonio Luigi Italo Franchi – prefeito da Estância Hidromineral de Serra Negra, Danilo Francisco Andrade Guerreira – presidente da Câmara e representantes de importantes órgãos como Ministério da Saúde, Investe SP, Desenvolve SP, IPEM, CDHU, Secretaria de Saúde, PEM, Bradesco e Banco do Brasil.
Após a composição da mesa, foi realizado um minuto de silêncio em respeito à morte de Thomas Alckmin, filho do atual governador Geraldo. O presidente da APM - Marcos Monti abriu o evento oficialmente, salientando a presença da mesa, falando sobre a saúde e responsabilidade de custeio, e ainda comentou que se o SUS funciona, muito se deve aos municípios paulistas.
O presidente da UVESP, Sebastião Misiara, saudou o deputado Itamar Borges, o Desenvolve e Investe SP pela força que tem dado aos municípios que estão lutando para conquista de se tornarem Estâncias Turísticas, falou também a respeito do que resta aos municipalistas, em razão à todas as pressões que vereadores e prefeitos estão enfrentando junto ao Governo Federal. “Por isso eu saliento que é importante participar do Congresso Estadual de Municípios, por aqui se aprende há 59 anos, quando o movimento impregnou o Estado Novo, uma força que começou desde quando o então governador Orestes Quércia foi à Brasília levar mais de 3000 municipalistas para lutar pelos seus municípios”, afirmou.
O evento de abertura teve ainda pronunciamento do deputado Itamar Borges e do vice-governador Márcio França, que saudou o presidente da Uvesp – Sebastião Misiara pelo bom pronunciamento em favor ao municipalismo, finalizando o evento na noite desta terça-feira.
Denão e Cacá também encontraram o colega Hilário Ruiz, vereador em Olímpia.
HOJE, QUARTA-FEIRA
A UVESP abriu os trabalhos desta quarta-feira (8), com um painel com o tema “Como se Preparar para as Eleições Municipais”.
O presidente da União, Sebastião Misiara, abriu o evento salientando que o papel da Uvesp é ajudar os vereadores dos 644 municípios a reivindicarem os seus direitos, após a explanação convidou os representantes dos parlamentos regionais do Estado para compor a mesa, juntamente com Carlos Manhanelli – Cientista Político e Presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos e Angelo Gonçalves da Sinfor Pesquisa de Marketing Eleitoral.
Manhanelli, que está no mercado da consultoria política há 41 anos, falou sobre a ciência política no processo eleitoral, financiamento público de campanha e sistemas eleitorais. Salientou um fato interessante que está em discussão, que é a possibilidade de se candidatar sem partido político, que é um dos principais temas da reforma política. Manhanelli apresentou ainda os 10 Mandamentos de uma campanha eleitoral com exemplos divertidos e lúdicos para melhor entendimento dos municipalistas presentes, que tiveram espaço para perguntas pertinentes ao tema.